Posso aprender a surfar sozinho?
Se você já se fez essa pergunta, esse texto aqui vai te ajudar a entender melhor quais são os desafios a serem enfrentados ao longo do processo de aprendizagem do surf e quais habilidades você precisa desenvolver para evoluir rápido.
Vem!
O surf é para todos
Mas…é fato que nem todos conseguem aprender sozinhos!
O surf exige algumas habilidades que conforme o nível de cada pessoa, vai direcionar como será o aprendizado do surf, por exemplo, se você não consegue nadar no mínimo 200m livres, o ideal é que você inicie surfando no inside até desenvolver bem a sua natação, para ir para o fundo.
Além das suas habilidades com natação, apnéia e preparo físico, terá de:
- pensar na escolha da prancha ideal para começar, que deve ser maior e com o tamanho certo de acordo com o seu peso, para garantir mais flutuação e estabilidade.
- escolher o pico certo para cair: por isso, pesquise um pouco sobre as características do local, como tipo de onda e vento.
- treinar na areia antes de entrar no mar.
O surf é desafiador
Não, o surf não é um esporte difícil, mas também não é mamão com açúcar…eu diria que a palavra certa é “desafiador”.
Os pontos que listamos acima, são algumas questões que o surfista vai ter que levar em consideração para garantir um:
- aprendizado seguro e correto
- uma evolução rápida, de forma mais avançada e técnica
- e, consequentemente, garantir que o interesse pelo surf continue, com motivação
Você já ouviu falar que é o professor que faz o aluno se apaixonar pela matéria? No surf, a lógica é mais ou menos a mesma…boas escolinhas de surf proporcionarão um ambiente de
- superação de resultados
- evolução contínua
- motivação
- valorização pessoal
- de bons momentos
- e de respeito aos valores e etiqueta do surf
Assim fica bem mais fácil não desistir no meio do caminho…
Além disso, muitas vezes nas escolinhas você não precisará comprar a sua primeira prancha logo de cara, vai ter oportunidade de experimentar algumas na prática antes de tomar essa decisão.
Como escolher uma escolinha de surf?
Hoje em dia existem inúmeras escolinhas de surf, se você mora em uma cidade litorânea, provavelmente esse número aumentará ainda mais.
Então, separamos algumas dicas para você ficar de olho no momento de fechar com uma delas. Veja:
- Localização das aulas: quanto mais próxima da sua casa, menor a chance de você desanimar com o tempo, principalmente em cidades grandes com trânsito caótico.
- Licenciamento e Qualificação dos treinadores: atualmente no Brasil, não existe um controle realizado sobre as escolas de surfe atuantes. Os órgãos controladores do esporte como Confederação e Federações possuem vaga ideia da quantidade de escolas de surfe em cada estado e no país todo.
Mas, segundo a presidente da associação das escolinhas de surf, membro da Confederação Catarinense de surf e instrutora de surf na Easy Surf Joaca, Karina Abras, apesar disso, há três recomendações para que as escolas de surf sejam legalizadas:- 1° Que tenham um CNPJ registrado com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) compátivel a atividades de ensino de esporte;
- 2° Que os instrutores da escola tenham um curso de instrutor de surfe;
- 3° Que alguém que trabalhe na escola tenha um CREF (registro no Conselho Federal de Educação Física).
- 1° Que tenham um CNPJ registrado com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) compátivel a atividades de ensino de esporte;
- Funcionamento das aulas e instalações: varia muito de escola para escola, por exemplo:
- Há escolas com sede
- Há escolas que trabalham com barracas na praia, que devem ter um alvará da prefeitura para poderem atuar
- Há escolas que se comunicam de forma online com os alunos e encontram eles no pico para surfar. Essa opção é a que mais acontece!
- Há escolas com sede
- Equipamentos: conhecer que tipo de equipamento a escola disponibiliza é importante para você avaliar o custo benefício das aulas. Começar a surfar com a prancha da escola é ideal para que você possa experimentar antes de adquirir a sua.
- Serviços extras: escolas com serviços extras possibilitam uma evolução diferente no surf e experiências diferenciadas.
Por exemplo:- Análise técnica do surf
- Filmagens
- Fotografia
- Treinos de condicionamento físico
Onde encontrá-las?
Buscando no Google você terá uma boa visibilidade das escolinhas próximas a você.
Mas, se você reside na região de Florianópolis, vamos deixar abaixo um link para você visualizar todas as escolinhas de surf parceiras da Tropical Brasil, os alunos dessas escolinhas parceiras têm acesso a descontos exclusivos na compra das nossas pranchas.
Mas, se você quer se tornar uma escola parceira, clique no botão abaixo!