Sabemos que viajar está na essência do surfista…Desacelerar, conhecer novas culturas, mudar de horizontes e usufruir de momentos de lazer são alguns dos benefícios incríveis para a saúde que as viagens proporcionam, que nós podemos listar aqui.
Mas, a verdade é que uma surf trip não é simplesmente uma viagem, ela é uma imersão no universo do surf, esporte que foi construído na contramão na cultura da padronização.
Embarcar em uma surf trip é se afastar das convenções modernas, consumismo, massificação, conservadorismo e senso comum, por uma vida simples, em comunidade, junto ao mar.
Essa imersão tem muito a contribuir para a evolução de qualquer surfista!
Surfista iniciante pode participar de uma surf trip?
De cara a resposta é sim! Claro que entender o quão iniciante no surf você é vai fazer total diferença na sua experiência durante a trip.
Por exemplo, se você recém estiver aprendendo a ficar em pé talvez ainda não seja o momento de embarcar em uma surf trip.
Agora, se você já consegue acelerar e desacelerar a prancha na parede da onda e fazer algumas curvas. Vai fundo, a trip vai te ajudar muito a evoluir!
Conheça mares com diferentes condições de ondas
Uma coisa é certa: quem quer evoluir no surf precisa estar sempre buscando surfar ondas diferentes.
Participar de uma surf trip vai te proporcionar experiências de surf em diferentes condições de ondas, temperaturas e vento. Isso irá ampliar a sua percepção do esporte e te dará mais habilidades.
O Peru é um dos melhores picos para quem busca fazer uma surf trip gastando pouco e evoluindo muito, já que ele é um país vizinho e possui um litoral com ondas ideais para todos os níveis de surf.
Sair da bolha e abraçar novas culturas, conhecer outras realidades
Surf é cultura, então pode ter certeza que o seu nível cultural sobre a história do surf será ampliado quando você realizar a sua surf trip.
Ao longo da nossa surf trip pelo Peru, tivemos a honra de conhecer a história de uma das pousadas mais tradicionais do surf Peruano em Punta Hermosa, a Luisfer Surf Camp. Quando chegamos por lá, havia uma placa de “vende-se” no local. Eles estavam desanimados, pois o Peru demorou muito a liberar o Turismo após a pandemia. Mas, com a nossa chegada, eles tiraram a placa e decidiram manter o negócio.
Aprendemos muito com o Luisfer e com a Flávia, sua esposa, sobre a história do turismo do surf pela região.
Sair da própria bolha e olhar para fora é necessário para evoluirmos como pessoas, antes de mais nada!
Surf trips diminuem os níveis de estresse
Contato profundo com a natureza, descontração com os amigos, interação social e ampla exposição solar, são alguns dos aspectos que causam uma grande diminuição dos níveis de estresse do nosso corpo, contribuindo e muito para a saúde e qualidade de vida.
Jack Kerouac disse: “Viva, viaje, aventure-se, abençoe e não se arrependa”. Bora planejar a sua próxima ou primeira surf trip?
Acesse o conteúdo e veja todos os detalhes sobre como foi a nossa trip para o Peru!