O universo do surf é totalmente conectado, todos os assuntos se interligam e complementam, por exemplo, para você escolher a sua prancha, uma das coisas que precisará saber é qual o seu nível de surf.
Como muitos outros esportes, o surf tem três níveis de habilidades: iniciante, intermediário e avançado. Vamos entender quais as principais características de cada um desses níveis? Continue acompanhando o nosso conteúdo.
Ah, antes de seguirmos, gostaria de indicar para você outros conteúdos relacionados aqui no nosso blog:
- Preparação física para surfar: o surf começa fora da água
- Glossário do surfista: conheça as principais expressões do surf
Nível de surf 1: iniciante
O surfista iniciante é aquele que nunca surfou, independente da idade ou condicionamento físico.
Algumas características que podem definir o surfista iniciante é o fato de ele estar aprendendo a:
- Remar
- Ficar em pé na prancha
- Descer reto na onda
- Surfar na espuma
- Pegar a parede
- Controlar a prancha
Dicas para ajudar na sua evolução!
Quem está começando no surf, precisa se preocupar com a flutuação e a estabilidade que a prancha oferece. Existem três principais tipos de pranchas indicadas para iniciantes, pensando nessas características:
- Softboard: as softboards são as pranchas ideais para quem está começando, por ser uma prancha com bastante flutuação, ela gera muita estabilidade, facilita a remada e a entrada em ondas, pontos de extrema importância para a sua evolução no esporte. Seus tamanhos variam entre 5’, 6’ e 7’. Além disso, é uma prancha mais macia, proporcionando mais segurança contra impactos, e facilidade para transportar e armazenar o equipamento, além da durabilidade muito maior que as pranchas tradicionais rígidas. E ela é indicada para todas as idades.
- Funboard: são um pouco maiores, proporcionam menos velocidade e manobras menos potentes. A vantagem dessas pranchas está na sua estabilidade e a facilidade que dá para entrar nas ondas. O tamanho varia entre 7’’ a 8’.
- Longboard (ou pranchão): essas são pranchas extremamente estáveis e com boa flutuação, já que são maiores e mais largas. Elas tornam fácil a entrada nas ondas, com tamanho a partir dos 9’.
Dentro de cada um desses tipos, existem subdivisões. Mas, para você que está iniciando, entender esses três já é suficiente. Não vamos complicar!
Para entender como escolher a sua prancha para iniciante, baixe o nosso e-book gratuito.
Outras dicas que podemos dar para os surfistas iniciantes são:
- Você pode aprender a surfar sozinho, mas irá muito mais longe se tiver ao seu lado alguém comprometido com o seu aprendizado e que irá te motivar a seguir evoluindo, por isso, recomendamos fortemente que os surfistas iniciantes façam aulas de surf em escolinhas especializadas
- Além disso, pratique muito a sua habilidade de natação e apnéia, para não se apavorar quando cair e saber como se virar dentro do mar com mais segurança.
Nível de surf 2: intermediário
Se você já está na fase intermediária, saberá pontos como:
- Seus limites, saber até onde pode ir
- Entende a movimentação do mar
- Tem noção de como dominar a sua prancha
- Sente o seu corpo ao longo dos movimentos
- Consegue realizar manobras como batidas, rasgadas e cutbacks, manobra que consiste em descer a onda realizando um “s” para acompanhar a parte de maior energia da onda. Essa é uma das manobras mais essenciais e primárias do surf
O surfista intermediário está na fase de experimentar coisas novas e se desafiar mais. Isso significa que: GO PRÓXIMO NÍVEL DE SURF!!
Nível de surf 3: avançado
Se você é um surfista avançado, com certeza você já sabe disso rsrsrs
Nessa fase, brother, o céu é o limite…ops, o mar!
O surfista avançado consegue dominar a prancha para ganhar velocidade na onda, consegue acertar muito mais manobras do que no nível anterior, pois aqui ele já tem muito mais o “molejo” do surf.
A nossa dica aqui para você é: estude e se aperfeiçoe com algum tutor sobre memória muscular, para aprimorar os seus movimentos e não educar o seu corpo a realizar as manobras de forma errada e acabar gerando lesões a longo prazo, ou dificultando a sua evolução no esporte.
E aí, deu para entender melhor qual nível de surf você se encontra? Então siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais novidades do universo do surf.